NIKE CORTEZ COMEMORA 45 ANOS COMO ÍCONE DE ESTILO, CULTURA E ESPORTE

A marca de sapatos esportivos Nike Cortez comemora 45 anos de idade, mas com aquele corpinho juvenil, cheio de conforto e estilo. Para quem nunca ouviu falar, o Nike Cortez foi lançado oficialmente em 1972 e,representa muitas coisas: um exemplo brilhante do esforço de Bill Bowerman, co-fundador da Nike, em aprimorar os equipamentos para os corredores, o primeiro Nike a oferecer tecnologia visível e um cativante ícone de cultura pop. Pra mim o melhor de tudo isso é que podemos usufruir desse artigo que nos proporciona uma pisada macia na hora de praticar os mais variados esportes.

O tempo foi passando, e no decorrer dele o tênis influenciou corredores campeões, conquistou as telas dos cinemas (venceu nada menos do que um Oscar de melhor filme em 1994), e tornou-se uma referência de estilo de rua hip-hop da costa oeste norte americana.

 

Uma curiosidade é que a primeira versão verdadeiramente feminina do tênis, o Senorita Cortez, chegou ao mercado dois anos depois, em 1974. A estética e o desempenho mantiveram os diferenciais do modelo inicial, e ao longo dos anos 70 aproveitou o status como o tênis mais vendido da Nike. Em 1977, o Nike Cortez chegou às salas de estar nos Estados Unidos através da televisão, ajudando a solidificar o status de ícone entre as mulheres nos EUA e além. Vejam que legal esse vídeo de comemoração do sapato.

O Cortez combinou bem com high e low fashione misturou-se com diversas tendências. Como provae para comemorar o aniversário de 45 anos do Cortez, três entusiastas compartilham sua opinião sobre o ícone.   ANDREA LIEBERMAN, DIRETORA CRIATIVA E FUNDADORA DA A.L.C. O Cortez é a minha memória mais antiga de um tênis - o clássico branco com Swoosh vermelho. Tudo começou quando eu estava chegando à vida adulta, na década de 80, em Nova York, começando a ficar obcecadapor música, estilo de rua e moda. A obsessão tornou-se o meu trabalho, eo Cortez meu estilo. Ele representa o hip-hop de Nova York e também tem a Califórnia em seu cerne, e isso tem a ver com o DNA da A.L.C., e é por isso que eu escolhi estilizar o Cortez, temporada após temporada, para todas as nossas coleções. ALEALI MAY,STYLIST Meu pai me deu o primeiro par de Cortez quando eu tinha 7 ou 8 anos, comprado na Slauson Swap Meet, o preto com um Swoosh branco. Eles foram perfeitos porque eu tinha que usar uniforme na escola e a única maneira de conseguir me diferenciar era nos calçados. Sempre gostei de sportswear porque minha família comprava tênis para mim. Eu era muito obcecadapela cultura hip-hop dos anos 80 e 90. Assistia a filmes ambientados em Los Angelesque levaram a nossa cultura para um mundo mais amplo. Era no meu bairro, então eu  sinto  como se isso tivesse sido parte da minha formação. Eu sou de South Central, em Los Angeles, então tudo que eu me lembro é de todos no bairro usando Cortez. Para mim, o Cortez é a cara de Los Angeles. Todo mundo de láque curtia rap usava o Cortez. Isso deu início aum movimento, obviamente. Então foi isso que as crianças viram. E elas queriam também queriam se sentir “in”.   MADELINE POOLE, ARTISTA DE UNHAS E DESIGNER Eu comecei a usar o Cortez depois que eu me mudei para Los Angeles e fui na Swap Meet (feira de trocas) com a estilista Camille Garmendia. E ela só usava o Cortez. Foi ela que me apresentou a ele, e todas as cores que ela tinha em sua coleção. Eu me pergunto, como eu me vestia sem eles antes? Meu par favorito é o tema Nai Ke Chinavermelho, branco e azul que eu usei até acabar, ele ficou completamente destruído, mas eu ainda os uso. Eu adoro quando algo clássico é remixado de uma forma que não fica imediatamente aparente, mas um pouco especial. Meu estilo pode variar do clássico ao muito excêntrico, e as coisas que eu uso podem abranger muitas décadas de influência. O Cortez é um dos únicos calçados que podem se parecer simultaneamente da década de 70, 80, 90 e atual. O produto chega em Nike.com e lojas selecionadas no dia 29 de maio.  
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