A importância da Bioimpedância – Por Dra Lauanda Andrade

Olá meninas leitoras do blog da Vivi, tudo bom? Eu sou a  Lauanda Andrade, nutróloga e endocrinologista e sempre estarei por aqui dando dicas relacionadas a minha área da saúde. Hoje falo sobre a importância da balança Bioimpedância e um pouquinho sobre obesidade. A obesidade é considerada um dos grandes males do nosso século, responsável só no Brasil, por mais de 2.300 mortes tendo como causa principal. ( Fonte Datasus 2011). Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira esta acima do peso e pelo menos 17% está obesa. Existem várias formas de indicar obesidade como, por exemplo, o cálculo de IMC e a relação cintura quadril.

Calculo-Do-IMC

Quadro de classificação do Índice de Massa Corporal (IMC): 18 a 25 kg / m2 Normal 25 a 30 kg / m2 Excesso de peso 30 a 40 kg / m2 Obeso > 40 kg / m2 Obesidade Mórbida

No entanto, só o calculo do IMC não é capaz de determinar se a pessoa está realmente acima do peso ou se é apenas uma retenção de liquido e/ ou massa. Por isso, a importância de realizar uma análise com a balança de Bioimpedância. A bioimpedância é um método de análise da composição corporal considerado como apurado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade, que permite quantificar percentual de massa magra, gordura, água, minerais, taxa de metabolismo basal, entre outros. Assim, fica mais fácil saber se a pessoa emagreceu, perdeu agua ou massa magra. E facilita na elaboração do cardápio e definição de metas. É fundamental também no acompanhamento para saber se a massa magra aumentou ou diminuiu.

1c531128ecdc5acac53b3f42bad787df

Classificação Homens Mulheres Gordura essencial 1 a 5 % 3 a 8 % Maioria dos atletas 5 a 13 % 12 a 22 % Saúde ótima 10 a 25 % 18 a 30 % Aptidão ótima 12 a 18 % 16 a 25 % Obesidade limítrofe 22 a 27 % 30 a 34 % (FOOD AND NUTRITION BOARD, 2000)

Em resumo alguns dos parâmetros que a Bioimpedância consegue fornecer.

• A Real % Gordura Corporal e o Peso Gordura • A % de massa magra e Peso da massa magra corporal • O peso total • A % Água Corporal • Taxa Metabólica Basal (TMB) – quanto você gasta em calorias por dia para manter-se vivo e em repouso. • O Índice de Massa Corporal (IMC)

E ai meninas gostaram das informações?  Espero que sim,  podem escolher o próximo tema que tirarei todas as dúvidas de vocês. Estou sempre a disposição.

Bjus e até a próxima!

A Dra Lauanda Andrade, atende na clinica Gênesis, em frente a igreja Matriz. telefone  (33) 3522-6244.

dralauandaandrade      
 
Seja o primeiro a comentar

Comentar

Seu e-mail não será exposto.

Será um prazer responder o seu comentário!